domingo, 29 de julho de 2007

Mudam-se os tempos...

2 comentários
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mantêm-se as condutas... É curioso verificar que todos nós passamos por fases assimétricas e/ou díspares que nos transmitem a sensação de mudança. No entanto, interrogo-me: será que a maioria de nós muda assim tanto? Ou será que as mudanças efectivas (comportamentais) não são mais do que o fruto do dirigismo social a que todos, uns mais que outros, nos expomos? Ou seja, não será verdade que efectivamente não mudamos fruto do livre arbítrio mas sim devido ao que a sociedade nos impõe?
Pensar dá, efectivamente, muito trabalho...

terça-feira, 24 de julho de 2007

Atira amendoins que nós comemos

0 comentários
A 21 de Julho último, tive o prazer e o orgulho de participar num encontro de naturistas do norte. O evento teve lugar na praia da Estela, na Póvoa de Varzim e foi um êxito estrepitoso! A praia foi tomada por seres livres e iguais e o número excedeu as melhores expectativas.
Num dia de liberdade, histórias foram trocadas: queixas de cidadãos que viram o seu “pudor” ser atentado; censores anónimos e representantes da autoridade; arbustos com pernas em dunas de praias naturistas; apedrejamento (literal!) de pessoas naturistas por puritanos; presidentes de Câmara preconceituosos, etc. A nossa luta continua, pela igualdade, pelo cercear da discriminação de género e minorias, pelo total respeito pelo ambiente e pela paz.
No leito do dia, os habituais mirones nas dunas, provavelmente em busca de novos significados de hábitos antigos. E a um deles o Nuno arvorou a voz, dizendo: “atira amendoins que nós comemos!”. Em Portugal, hoje, 2007, nós, naturistas, sentimos isto.

Mais informação sobre o Naturismo: www.fpn.pt

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Um Vegetariano no Festival da Francesinha

0 comentários
Há dias desloquei-me a Lordelo do Ouro, Foz do Douro, para participar no Festival da Francesinha. Sendo vegetariano, acompanhava-me a eterna incerteza da existência de um repasto "alternativo" ou caridoso para esta cambada de utópicos neo-hippies.
À chegada, o habitual cenário degradante: guardanapos, copos e afins, talvez a proteger a relva ou a esconder a beleza natural desse jardim que tantas vezes tive como companhia. Nessa altura, senti que o meu lugar não era ali e tive a certeza de que nada de vegetariano encontraria. E desejei não encontrar, porque o vegetarianismo não casava ali.
Após um périplo por todas as barracas presentes, confirmou-se a minha suspeita e desejo.
Virei costas ao cenário. E a música popular continuou.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Estamos mesmo no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades?

0 comentários
José Lima, um paraplégico de 52 anos, anunciou que vai ligar Viana de Castelo a Faro de cadeira de rodas, entre 1 e 21 de Agosto para protestar contra a discriminação. "Estamos no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, mas falar de igualdade de oportunidades em Portugal é falar de uma grande treta. E é isso que eu quero denunciar com esta viagem".
Se olharmos em redor, constatamos que as oportunidades não são iguais para tod@s e que cada vez se acentuam mais as desigualdades. E é também nestas questões que se avalia o grau de desenvolvimento de uma sociedade. Enquanto uns/umas forem mais iguais que outr@s, teremos que assumir o nosso total falhanço enquanto cidadãos.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Potlatch das emoções?

0 comentários
Inicio neste dia o meu potlatch público de emoções e vivências. As ulteriores mensagens tratarão de me ir apresentando. No entanto, afianço que este será, acima de tudo, um espaço de cidadania e de liberdade de expressão.