quarta-feira, 8 de agosto de 2007

De quantas palavras somos feitos?

1 comentários
De quantas palavras somos feitos? Num país "sebastianista" tudo o que é misterioso e/ou enigmático é valorizado. Tendemos a expiar os nossos males na crença das suas virtudes sobrenaturais, oferecendo obediência cega, atribuindo-lhes capacidades insufismáveis. Assim sobrevivem politicamente personagens como José Sócrates (delfim de António Guterres?! - pensem nas diferenças de discurso e conditas entre eles e seus respectivos índices de popularidade) e todos os ditadores que conhecemos. Investidos de uma auréola, magnetizam a maioria alheada e transformam o mundo num local cada vez mais injusto e discriminatório.
Mas às mulheres e homens anónimas/os, exigimos palavras. Quem não as tem em quantidade aceitável, é rotulado de anti-social, egocênctrico, desinteressante, etc... E quantas temos realmente para dar? Cada vez mais a palavra é uma exigência. Comunicamos cada vez mais, temos cada vez mais amigos: reais, imaginários e virtuais! Queremos ser pop não sendo populuxo. Mas, se cada vez comunicamos mais, se cada vez temos mais amigos, se cada vez somos conhecidos por mais gente, porque cada vez mais frequentemente nos sentimos vazios e desprovidos de essências? Essências... faltam-nos essências! Falta-nos ver, estar atento, querer vencer a barreira do físico e conhecer verdadeiramente quem nos rodeia. Numa conversa, o não-dito é puro. Mas isso implica estar atento e dispender energias. Queremos ouvir, ou fingir fazê-lo. E assim trasnformamo-nos em grandes amigos.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Essências, âmagos e semânticas

2 comentários
Ao ouvir o programa "Dias do Avesso", na Antena 1, deliciei-me ao ouvir Eduardo Sá a discorrer acerca da "atmosfera anti-depressiva" que hoje vivemos. Embora algumas ideias nos separem, neste episódio ouvi-o a defender as mesmas ideias que eu. E por isso recomendo a rúbrica em si e este episódio em particular. http://multimedia.rtp.pt/index.php?prog=1651 (2007-07-31)
Olhamos em redor e vemos a febre pela vertigem alucinante da rapidez, pelo imediato e por toda a espécie de termogéneos físicos e mentais. Não é por acaso que os centros comerciais se enchem, que os restaurantes de comida rápida apresentam lucros fabulosos, que os carros de altra cilindrada se vendem como nunca antes, que a heroína circula predominantemente nos circuitos retro, tendo sido substituida pela cocaína, LSD e extasy. Existe uma urgência socialmente veiculada em muitos contextos, totalizantes para a maioria das pessoas, que nos impele a tudo e nos retira as essências, os âmagos, as semânticas... E quem não se enquadra neste vágado é rotulado de "deprimido". E esta tendência para a patologização é algo que muito me preocupa porque cria rótulos, inter e intra-individuais. Porque, assim, passamos a nos definir e a sermos definidos pela (suposta!) doença e não pelo que somos. E o que somos é único e privado.