sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Doze palavras

4 comentários
A Fábula recentemente lanço-me um desafio: destacar 12 palavras importantes na minha vida. A ideia é destacarmos 12 palavras que pronunciemos regularmente, que nos dêem prazer pronunciar ou que simplesmente respresentem algo de significativo para nós. Confesso que este ideia, no início, não me entusiasmou. No entanto, como o desafio me foi tão simpaticamente dirigido, não o quis recusar. E ainda bem que o não fiz porque no final foi muito bom. Foi uma reflexão muito interessante e que me revelou algumas coisas curiosas. Depois partilho convosco as minhas respostas, se quiserem. Aceitam este desafio?

Uma pequena vitória

0 comentários
O Governo aumentou o valor das rendas máximas subsidiáveis pelo Estado no âmbito do novo programa Porta 65. Isto representa uma pequena vitória, após tanta pressão exercida sobre o Executivo. A partir de agora, um/a jovem poderá arrendar um T0 ou T1 por um valor que vai até aos 310 euros (Porto), mais 41% do que até então. Desde já vos lanço um repto: se encontrarem alguma casa no Porto dentro desses parâmetros e que não esteja a cair de podre, avisem-me. Mas procurem bem...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Uma maravilhosa homenagem a Gisberta

0 comentários
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda promoveu na passada sexta-feira, pelas 17h30 na Sala Alexandre Herculano (Palácio de São Bento) uma Audição Parlamentar sobre a realidade da discriminação dos e das transexuais e transgéneros em Portugal.


Esta iniciativa tem lugar dois anos após o dia do assassinato de Gisberta, no Porto. Trata-se da primeira vez que associações e activistas transexuais são ouvidos no parlamento. Deste modo, pretende-se assinalar o dia 22 de Fevereiro, que ficou marcado há dois anos como o dia em que a violência sobre @s transexuais ganhou maior visibilidade pública no nosso país, por causa do assassinato violento de Gisberta, no Porto. Para esta audição foram convidadas várias associações e activistas transexuais. O Bloco pretendeu assim ouvir aqueles e aquelas que têm um maior conhecimento desta realidade, que permanece invisível e sem enquadramento legal.


Aqui está um exemplo de grandeza cívica e política. Porque política é muito mais do que défice, obras públicas, terrorismo, dança de ministros, ... a política faz-se no dia-a-dia, na rua, à chuva, junto das pessoas. Reparem bem: foi a primeira vez que uma pessoa transexual entrou no parlamento português! 2008! Por isso, muitos parabéns ao Bloco e às associações e activistas presentes. Esta foi a homenagem que a Gisberta merecia; um momento profundamente comovedor que fez pensar em muita coisa e que me ajudou a crescer mais um pouco.


Fica o vídeo com excertos do que aconteceu sessão, que só hoje consegui publicar uma vez que estava desde sexta-feira a ser editado. A liberdade está a passar por aqui. E o futuro também.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Gisberta, hoje e sempre!

0 comentários
Hoje trago-vos uma preciosidade, um texto maravilhoso de Sérgio Vitorino , membro dos Panteras Rosa - O conflito sexual no seu auge e o medo de ousar.

Leiam, com tempo, devagar, com incenso e música ambiente. E com alma, porque é de alma que se trata.

Para ti, Gisberta, por ti!

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Foi há 2 anos...

4 comentários



Os becos da vergonha, escuros como outrora, vão sendo povoados. O chão continuará gelado, húmido, arrepiantemente cru aos nossos ossos. Deito-me, sinto a sua invasão e aceito. Aceito, quero, exijo aqui ficar para sempre até me corroeres todo, por todo, de todo o modo, todos os segundos! Mas permaneço eu... sempre eu, sempre o mesmo aos olhos que passam e não me vêem, que nunca me vêem a ter vontade de apodrecer de asco, a derreter de vergonha! - Vejam, olhem! E vêem, e olham, e permaneço igual. A ordem no nascer, a asfixia dos dias normais, a indecência de ser maioria! Sou-o, mas não tenho culpa! Quero culpados, vejam: é tudo fachada, como tudo, como os vossos gestos, os vossos rostos, as vossas vidas! Ide, venham, corram, cobardes! Na cobardia da vossa indiferença, no vilipêndio de cada olhar em frente: eu EXISTO! Que linda a vossa ordem: vai por onde ele vai, o rio corre sempre para o mesmo destino - sei que hoje vai chover em cada centímetro de chão e que vai limpar da cidade cada fluido do pecado, cada gota de sangue roubada, cada nojeira se ser. Mas tens uma capa e a noite não cai sobre ti. Mas a noite, varrida pela borrasca justa é toda minha, é toda nossa, que do chão cinzento fazemos leito.
2 anos e o rio douro é o mesmo. As ruas são as mesmas e com mais gente, as noites são igualmente gélidas de gente e o meu corpo continua no chão: inerte, cinzento, feito folhas que caem, entregue, à espera de me fundir contigo, Gisberta...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Petição Internacional por um Dia Mundial de luta contra a Homofobia

0 comentários
Louis-Georges Tin, director do Dictionnaire de l’homophobie (Presses Universitaires de France, 2003), está a promover a criação de um Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia. Se desejas também apoiar esta iniciativa, e se desejas que este Dia de Luta Contra a Homofobia seja inscrito oficialmente nos calendários nacional e internacional, por favor assina e divulga esta petição.

Parlamento português banido do Google?

0 comentários
O site do parlamento português (www.parlamento.pt) não está neste momento indexado no Google. Mais informações

Porque hoje é sexta-feira?

0 comentários
Sonoridades que vêm de dentro

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Chuck Norris na campanha de Mike Huckabee

2 comentários
Como sabem, tento acompanhar de perto a vida política nos EUA. Por estes tempos, vivem-se dias muito ricos a esse nível. Numa das deambulações pelos sites d@s candidat@s , colhi uma pérola.

Digam-me, sinceramente, votariam neste senhor, tendo apenas por base este spot de campanha? :)




Deixo-vos o guião:

HUCKABEE: "My plan for securing the border, two words: Chuck Norris."

NORRIS: Mike Huckabee is a lifelong hunter who will protect our Second Amendment rights

HUCKABEE: There is no chin behind Chuck Norris' beard, only another fist.

NORRIS: Mike Huckabee wants to put the IRS out of business.

HUCKABEE: When Chuck Norris does a pushup, he isn't lifting himself up, he's pushing the Earth down.

NORRIS: Mike's a principled, authentic conservative.

HUCKABEE: Chuck Norris doesn't endorse, he tells America how it's going to be.

HUCKABEE: I'm Mike Huckabee and I approve this message. So did Chuck.

NORRIS: Chuck Norris approved.


Obama, Hillary and MacCain also approve this spot, I guess!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Seminário Pensamento Crítico

3 comentários
A edição portuguesa do Le Monde Diplomatique organiza um curso sobre pensamento crítico contemporâneo, entre Março e Maio, na Fábrica de Braço de Prata.
Temas: Marxismo, anarquismo, nacionalismos, feminismo e desconstrucionismo, através da análise do pensamento de intelectuais contemporâneos como Michel Foucault, Guy Debord, Edward Said, Bourdieu, entre outros. As inscrições estão abertas e o programa pode ser consultado aqui.
E que importante é para tod@s desenvolver o pensamento crítico, numa altura em que nos tentam por todos os meios homogeneizar. Para mim, sempre o pensei, o caminho passa por fomentarmos ao máximo o gosto pela diversidade e pela afirmação do ser humano como uma entidade única e livre. Uma excelente oportunidade para crescer porque é sobretudo pela racionalização e pela crítica que crescemos de facto.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ora bolas

0 comentários
Ora bolas!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Racismo no futebol

0 comentários
Ontem, num jogo da Ligue 1, o jogador do Valenciennes, Abdeslam Ouaddou, foi vítima de insultos racistas por parte de alguns adeptos presentes no estádio. Indignado, abandonou o terreno de jogo e foi tirar satisfações com o grupo. Pacificamente manifestou-se descontente com a situação, falando cara-a-cara com os racistas. Seguidamente, pediu às autoridades para identificar os indivíduos e proceder à sua detenção. Por incrível que pareça, o jogador, ao regressar ao terreno de jogo, viu um cartão amarelo. É inacreditável a insensibilidade do árbitro. Obviamente cumpriu o regulamento que exige que essa medida disciplinar seja tomada mas prestou um péssimo contributo para a luta anti-racismo! Em tudo na vida, há que haver sensatez! Neste caso, dar o exemplo e tudo fazer para que as autoridades - que ignoraram por completo a situação - procedessem à detenção, era a melhor coisa a fazer. Mas, mais uma vez, perdeu-se uma excelente oportunidade para ajudar a irradicar o racismo...
Deixo-vos o artigo do Le Monde e o vídeo.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O início de uma nova era de responsabilização

0 comentários
Começou nesta quinta feira o julgamento de sete estudantes pela prática de praxes académicas violentas. Ana Santos queixa-se de ter sido sujeita a práticas de humilhação e violência física e psicológica, sem possibilidade de recusa. Em comunicado, o Movimento Anti-Tradição Académica (MATA), considera que este caso “pode marcar o início de uma nova realidade” e que “a impunidade poderá deixar de ser uma certeza para quem insiste em ver e viver a Universidade como um país à parte”. O tribunal de Santarém é o primeiro do país a julgar um caso deste género em Portugal.

Seis dos acusados vão responder por co-autoria de um crime de ofensa à integridade física qualificada e o outro por crime de coação. A advogada dos acusados justificou à imprensa a actitude dos seus clientes, considerando que estes actuaram “no respeito pela tradição”. No comunicado distribuído esta quinta feira, o MATA salienta que a advogada “não nega os factos” e pretende legitimar um acto de violência evocando uma suposta tradição.

O caso ocorreu na Escola Superior Agrária de Santarém, em 2002, quando Ana Santos foi submetida a práticas de violência física e psicológica e humilhação, que se desenrolaram ao longo de várias horas. A estudante foi insultada e coberta com dejectos de porco, não lhe tendo sido permitida a recusa daquelas práticas. Na altura, Ana Santos escreveu ao Ministro da Educação (Pedro Lynce) e decidiu apresentar queixa no tribunal. No seu comunicado, o MATA realça a coragem de Ana Santos para enfrentar esta realidade e espera que estre caso ajude a acabar com a impunidade destas práticas.

Desde outubro do ano passado, com a publicação do novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), as praxes violentas, na forma de “actos violentos ou coacção física ou psicológica sobre outros estudantes” passaram a ser consideradas infracções disciplinares.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os mass media na formação do racismo

0 comentários
A SOS Racismo organiza no espaço Contagiarte um debate seguido de uma festa com o tema: Os mass media na formação do racismo . A actividade faz parte de uma série de eventos que a associação está a organizar na cidade do Porto, em vários espaços culturais. Será apresentado um vídeo / documentário Era uma vez um arrastão , seguido de um debate sobre o tema, com covidados. No final do debate a noite segue com dois concertos com M.A. PROJECTO a abrirem para Chullage. Seguir-se-á depois uma festa de sonoridades de sons do mundo.
15 de Fevereiro, 22h30

Bolhão é PÚBLICO. até quando?

0 comentários





Temos que estar unid@s contra mais este atentado!

1995: Lembram-se do que aconteceu? A Igreja Universal do Reino de Deus tentava comprar o Coliseu do Porto. No fim tudo acabou bem: o Coliseu permaneceu património público. Mas porquê? Porque a sociedade se mobilizou! Relembro com especial carinho a imagem de Pedro Abrunhosa acorrentado ao Coliseu. Mais: o Presidente, Fernando Gomes, estava contra essa privatização.

2008: O Mercado do Bolhão está prestes a ser privatizado. Intenções: criar um centro comercial, com lojas de moda, supermercado(!!!!), com estacionamento subterrâneo e tudo (o importante é incentivar as pessoas a, cada vez mais, andarem de carro!). Diferenças: A sociedade está alheada e o Presidente, Rui Rio, é o proponente desta medida!

É por isso que hoje temos que unir esforços e impedir este atentado! E não só: sugiro também que se privatize Rui Rio, a 100%.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Riso entronado

2 comentários
Ontem, numa sala de cinema, no decurso de um filme que recomento vivamente a quem se interessa por estas questões das detenções ilegais, terrorismo, barbárie americana, ... - Detenção Secreta ("Rendition"), de Gavin Hood, um dos personagens relembrou um triste provérbio: "Bate na tua mulher todos os dias! Se não souberes porquê, ela sabe." Isto foi dito para legitimar o uso de tortura nas prisões. Para meu espanto e revolta, esta frase foi seguida por um coro de riso entronado! E entornado sobre as restantes pessoas... Um episódio lamentável.
De súbito, fui devolvido a casa.
Quanto do teu sal...

O silêncio ou a omissão é cumpricidade

0 comentários
No final de Janeiro foi conhecido um relatório da ONG REPRIEVE que indica que mais de 700 presos foram ilegalmente transportados para a base de Guantanamo "com a ajuda de Portugal" e que pelo menos 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.
Como este não é o único relatório a colocar Portugal na rota da vergonha, o PCP e o Bloco de Esquerda, propuseram, no dia 8 de Fevereiro de 2008, a criação de uma comissão de inquérito parlamentar para apurar responsabilidades no caso. O que julgam que aconteceu? Pois bem, esta proposta foi recusada pelo PSD, pelo CDS-PP (obviamente porque eram a coligação no poder nessa altura!) e, espantem-se, pelo Partido Socialista(?)! Votos favoráveis dos propontentes e do Partido Ecologista "Os Verdes".
A existência de uma prisão como esta é em si intolerável e Portugal, ao invés de se juntar ao massivo coro de protestos e exercer pressão sobre o seu aliado Bush, ainda dá o seu apoio?! Que gente é esta?! Porque não vejo revolta nas ruas, nos cafés, nas escadas, nos pátios, nas universidades(!!!) contra isto?! Porquê?!
Deixo-vos o vídeo da intervenção de Ana Drago no Parlamento, pedindo desculpa por não apresentar a intervenção do PCP mas tal deve-se ao facto de não a ter encontrado na rede. De todo o modo, o teor é similar.


No final da sessão, Augusto dos Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares, triunfante por mais uma vitória da maioria (como sempre), e desta vez esmagadora, afirmou (para ler e reler): "[as propostas] são inoportunas e inúteis". Por sua vez, Luis Filipe Meneses pilateou: "Já tem havido demasiada gente a dizer demasiada asneira para esse peditório para eu me ir imiscuir nessa discussão, por agora". Era caso para perguntar: Então, para quando? E a Santos Silva: "Inoportunas, bem compreendemos, mas porquê inúteis? Porque se formará em redor dessa questão um pacto central-centrista-chic para abafar a informação?

Tenham vergonha! Minhas senhoras e meus senhores, é esta gente que tem governado este país. Até quando? Com o teu apoio?

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Jornada de protesto contra o Programa Porta - 65

0 comentários
Venho por este meio convocar-vos para mais uma jornada de luta, desta vez contra o novo regime de arrendamento jovem, o Programa Porta - 65. O protesto é organizado em parceria por 3 movimentos: Movimento Porta 65 Fechada, Plataforma Porta 65 e Associação de Inquilinos Lisbonenses. Palcos: Porto, Coimbra e Lisboa. Dias 9 e 10. Todas as informações no site da Plataforma Artigo 65. Lá estarei (Porto). E tu?

Mordaz ironia

0 comentários
Há minutos, ao visitar o site do Governo português, fiquei estarrecido com uma mordaz ironia (corram, corram, antes que desapareça!): o retrato de Fernando Pessoa, por Almada Negreiros (1954)! E na primeira página!!! Simplesmente delicioso, para começar o fim-de-semana com um sorriso nos lábios. E, já agora, no blog também :)

Complemento Solidário para Idosos

1 comentários
Hoje apetece-me falar do Complemento Solidário para Idosos.
Antes de mais, parece-me uma expressão vergonhosa. Unir complemento com solidário na mesma expressão, suscita-me 3 interrogações/indignações: 1. se entendem [Governo] que a reforma é insuficiente para viver dignamente, porque não é actualizada automáticamente?; 2. a velha história do favorzinho, da caridade, do bom-samaritanismo; 3. a linguagem sexista.
Disponho de dados actualizados: até hoje, 8 de Fevereiro de 2008, solicitaram-no 61.386 idos@s. Ora, estes números representam, para mim, um total fracasso. Duas causas:
1. a exclusão d@s idos@s cuj@s filh@s não apresentem os dados fiscais(!)
2. a inacreditável extensão do formulário a preencher: são 19(!!!) páginas (em letra miudinha, para facilitar) com todo o tipo de perguntas, sobre tudo e tod@s, mais minucioso que um interrogatório da PIDE! Confiram no link e deliciem-se com as questões. Para mim, trata-se de uma propositada e arquitectada barreira burocrática para afastar o maior número possível de idosos. Duvidam? Então leiam as questões atentamente e pensem: será que eu conseguia preencher tudo, facilmente? Quanto tempo demoraria a reunir toda a documentação e informação necessárias? Façam esse exercício e dêem-me algum feedback.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Porto: capital da pobreza - Comício no Bonfim

0 comentários
Realiza-se hoje, 08 de Fevereiro, pelas 21h30 um Comício organizado pelo B.E., em que será abordado o tema da pobreza galopante na cidade do Porto. Este movimento compilou, como consequência de quase um ano de trabalho no terreno, um Livro Negro. Será, pois, um espaço onde serão apresentados as conclusões desse trabalho e serão apontados rumos alternativos para acabar com esta vergonha. Estarão presentes proeminentes figuras da nossa sociedade, incluindo Francisco Louçã, o porta-voz do B.E. Pretende-se que este seja um espaço de oposição (porque não poderia deixar de o ser, face à situação-limite!) mas também de reflexão. Por isso estará aberto a tod@s as pessoas, de todas as ideologias. Por isso, se esta situação te preocupa, não deixes de estar presente, o teu contributo conta, tem peso e pode mudar as coisas!


Nota: numa recente arruada, promovida pelo mesmo movimento, na baixa portuense, ao falar com Alda Macedo, comentavamos a incrível mudança verificada n@s portuenses: no passado, eram pessoas combativas, reivindicadoras, com enorme fervor pela justiça social, um povo ao qual me orgulhava pertencer. Não esqueçamos que muitas das revoluções começaram aqui!: Revolução Liberal, revolta republicana de 31 de Janeiro, cerco das tropas miguelistas - Cerco do Porto - Cidade Invicta (D. Maria II), ... Hoje, a amorfia encontra-se em cada esquina... Onde está o povo do PORTO?!


Não será por isso que hoje esta cidade é a mais pobre de Portugal...?

Fart@s d'Estes Recibos Verdes - FERVE

0 comentários
Deixo-vos um blog que aborda um tema tristemente recorrente nas sociedades capitalistas: os recibos verdes. O movimento FERVE tem trabalhado activamente para contrariar essa sitauação. Recentemente os FERVE conseguiram reunir cerca de 5000 assinaturas (a minha consta dessa lista, obviamente) e foram entregues na AR. Por isso, teremos debate em breve, estejam atent@s.

Partilho igualmente convosco uma entrevista do esquerda.net a Cristina Andrade, um dos rostos do movimento.


Yes We Can

0 comentários
We need a change

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Notas Íntimas

2 comentários
Pensar em Gisberta transporta-me sempre para o mais íntimo de mim. Desta vez, veio-me à memória a primeira música que me marcou verdadeiramente, na minha infância. Numa época em que andava extremamante ocupado a ser (como poetizou Caeiro) muita coisa feliz ao mesmo tempo, pouco tempo sobrava para estar em casa e para ouvir música. No entanto, esta deixou uma marca indelével. Permitam-me que a partilhe convosco:

Gisberta somos tod@s nós

0 comentários



Pouco me importa as penas aplicadas aos criminosos. Mais importante, para mim, é o epifenómeno LesBiGayTransFobia. Por isso, a morte de Gisberta não foi um episódio; a morte de Gisberta foi a sociedade portuguesa no seu melhor. Aqueles jovens, naqueles momentos de bestialidade, foram a face, a materialização de uma cultura terrorista na sua relação com as minorias. Estes laivos da impostura portuguesa, aqui expresso em todo o seu esplendor, têm que ser combatidos por tod@s! Unid@s pela diferença e pela singularidade!

Nota: deixo-vos este quadro que Vicente Andréu pintou em homenagem a Gisberta Salce Júnior durante uma das intervenções das Panteras Rosa.