terça-feira, 10 de junho de 2008

"Hoje é o dia da raça"

"Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Estas foram as inacreditáveis palavras de um Presidente da República de um Estado democrático!
Não posso tolerar o uso, por parte do mais alto representante da democracia portuguesa, de linguagem racista, xenófoba e segregadora, desenterrando uma linguagem fascista. Que moralidade tem este homem para criticar a falta de conhecimentos históricos d@s jovens deste país?! Espero que a sociedade se mobilize num prostesto veemente contra esta afirmação, exigindo-lhe explicações!
Subtilmente, em frases como estas, muit@s dirigentes políticos (supostamente defensores dos Direitos Humanos) revelam a sua intolerância face à diversidade e reafirmam o seu nacionalismo. Este, por exemplo, fica sempre bem patente ao - em primeira instância - se comemorar um Dia de Portugal. Lamentável também é a participação d@s militares nesta comemoração: aliás, não poderia ser de outra forma: não existe melhor classe para exaltar os valores conservadores, nacionalistas, norteadores e intolerantes.
Após esta afirmação, Cavaco Silva passou a ser um dos rostos de um passado ocluso e bafiento, de permanente exclusão das minorias. Obviamente, um homem destes não se demitirá; por isso, cabe-nos exigi-lo, veementemente, em todo o lado! Não podemos aceitar que um racista permaneça como PR de um país democrático!
Nota: Existem muitas etnias e só uma raça: a raça humana.

1 comentários:

Helena Velho disse...

Que alívio Pedro! Julguei que era mais uma vez a minha galopante falta de paciência a revoltar-me as entranhas...quando ouvi o presidente da nossa república/democracia dizer aquela frase, em quase extase : dia da raça, da raça, a raça..fiquei atónita! Ainda bem que há quem pense como eu: que significado tem comemorar o dia da raça, de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas? não sei, nem encontro razão para tal, até porque se evocarmos alguns dos nossos conhecimentos Camões só é um grande poeta porque foi enviado para a Índia, raça é uma palavra que assume contornos desumanos e acho aceitável quando levo a Kika ao veterinário e ele/ela dizem que ela é uma SRD(sem raça definida) que eu adoro !porque antes da raça está ela-a cadela mais meiga e inteligente do mundo!, as comunidades portuguesas só existem porque este País não conseguiu oferecer a tod@s as condições de vida que mereciam...
Há indubitavelmente um odor forte, fortíssimo a totalitarismo neste País!