terça-feira, 29 de abril de 2008

Mário Jardel - dos golos à cocaína

0 comentários
Este homem foi o responsável por inúmeras tardes e noites de alegria que tive. Vibrei, comemorei, aproximei-me ainda mais do futebol. Lembro com especial carinho o golaço na Luz, na vitória do Porto por 0-5 (julgo) em que Jardel recebe a bola no peito, esta sobrevoa Jorge Soares e, sem a deixar cair, remata em força, sem hipóteses de defesa para Preud'Homme.
Este homem fez história por todos os clubes por onde passou, tendo sempre conquistado o prémio de melhor marcador. No meu Futebol Clube do Porto, foi o melhor avançado que vi jogar.
Tratavamo-lo, naqueles dias longos em que o tempo custava a passar, por Jardi GOL.
Hoje, os golos de Mário Jardel cederam definitivamente em favor da cocaína.
Levanto-me e aplaudo esta entrevista. Grande exemplo de Jardel! E agora resta esperar que nenhum/a jovem se decida a entrar por estes pérfidos caminhos...

sexta-feira, 25 de abril de 2008

VITÓRIA!

1 comentários
VITÓRIA!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Este Blog está oficialmente de luto

1 comentários
O Tratado de Lisboa foi hoje ratificado por via parlamentar. José Sócrates evocou o 25 de Abril da seguinte forma: "congratulando-se com o facto de a ratificação parlamentar se realizar na antevéspera do 25 de Abril. “É uma forma particularmente feliz de comemorar a revolução democrática!”

Manifesto o meu completo repúdio por esta ratificação e por esta evocação!! A Democracia foi quem mais saiu a perder, esta tarde. E só por ironia poderá o senhor José Sócrates falar do 25 de Abril porque este senhor é o proprietário de muitas das portas que Abril não abriu! Não foi para isto que tanta gente dedicou a sua vida! Enquanto cidadão português, sinto-me profundamente envergonhado e humilhado!


Este blog está, oficialmente, de luto.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Lâmpadas totalmente ecológicas

0 comentários
Senhor Alfredo Moser, um mecânico brasileiro, foi o inventor desta maravilha. Estas lâmpadas de água são totalmente ecológicas. Para além da invenção em si, apraz-me registar o necessário envolvimento das pessoas nas questões da protecção do ambiente. O senhor Alfredo não ficou à espera de avanços na área da ciência e fê-la ele mesmo! Um excelente exemplo de empreendedorismo e uma fantástica notícia para a humanidade!

sábado, 19 de abril de 2008

A few reasons why

0 comentários

A culpa foi da água

2 comentários
Legenda: "O meu nome era Gisberta/ Fui torturada, violada, assassinada/Para a Justiça eu morri afogada/E a culpa foi da água
Agora já podemos ir para casa descansados/as: A culpa da morte de Gisberta foi da água. E, como a água é inimputável (não tarda virá o CDS-PP exigir que isso se altere), nada feito... Agora que a justiça foi feita, assunto encerrado: não falemos mais nisso.

p.s.: senhores e senhoras jornalistas, não será chegada a altura de aprender alguma coisa sobre transexualidade?! Gisberta não é "o transexual", é "A transexual"!!!
p.s.2: senhores e senhoras jornalistas, transexualidade e homosexualidade são coisas diferentes... são mesmo, acreditem. Por isso, o DN prestou um péssimo serviço (reparem no título da notícia).

Sou completamente a favor da edificação de um memorial para Gisberta

Ser transexual ... em Portugal?

0 comentários

Encontrei este vídeo no blog da Eduarda, acompanhado pela seguinte mensagem: "Um excelente vídeo, com uma leitura que num determinado ponto de vista, pode ser comparável à luta diária que qualquer transexual conhece demasiado bem. A determinação em ser-se quem se é posta à prova até ao limite. Espero que apreciem..."

Obrigado, Eduarda. Que pelo menos sirva para pensarmos um pouco nesta realidade.

Parlamento aprova voto do Bloco sobre crise alimentar mundial

0 comentários

O parlamento aprovou por unanimidade o voto proposto pelo Bloco de Esquerda em apoio aos esforços da agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e outras organizações para reduzir os preços dos principais bens alimentares, face à crise provocada também pelas alterações climáticas e a corrida aos biocombustíveis

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Este Governo não cairá

4 comentários
Este governo não cairá porque não é um edifício; sairá com benzina porque é uma nódoa - Eça de Queirós, in O conde de Abranhos

Casamento anulado no Yemen

0 comentários
Tribunal do Yemen anula casamento de menina de 8 anos com homem de 30. Este homem agredia-a e obrigava-a a consigo manter relações sexuais! A menor tinha sido obrigada a casar-se e só conseguiu pôr fim ao martírio, porque nem sequer tinha atingido apuberdade. Ainda assim, o marido foi indemnizado!!!
Esta é uma notícia que, acima de tudo, me esperança. A revolução é possível e, no Yemen, uma menina de 8 anos, ajudada por uma advogada activista, consegui algo que milhares de meninas do yemen não conseguem.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Rádio Trendy Potlatch

2 comentários
Como já terão reparado, este blog dispõe desde hoje de uma nova funcionalidade: a rádio Trendy Potlatch. A mesma será continuamente actualizada. Neste momento, a playlist reune cerca de 30 músicas, de vários géneros. As músicas mais importantes da minha vida estarão certamente presentes, pelo que esta rádio é mais um veículo para me conhecerem um pouco melhor.
Posicionando o cursor do rato sobre "Minhas Rádios", terão acesso a:
  • Nuno Rogeiro Apresenta - Jazz
  • Nuno Rogeiro Apresetna - Música do Mundo
  • Rádio Trendy Potlatch

Depois é só seleccionar a rádio pretendida. Optei por desactivar a opção "reprodução automática" para não ser intrusivo. Sintam-se bem-vind@s à Rádio Trendy Potlatch.

Figuras incontornáveis: Nina Simone, Coldplay, Sigur Rós, Jorge Palma, Ray Charles, Diana Krall, GNR, Barry White, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa e Antony and the Johnsons.

Jardim "o ditador"

2 comentários
Alberto João Jardim, a propósito da visita do P.R. à Madeira, recusou-se a organizar uma recepção solene no parlamento madeirense para receber o chefe de estado. Convido-vos a assistir ao vídeo.
Estranho a fraca qualidade das respostas às palavras do ditador Jardim, assim como estranho o silêncio/conivência da Direita do continente.
Para mim estas declaraçãoes são tão graves que até parecem irreais! A Madeira é a perfeita antítese do que é um estado democrático: Jardim julga-se acima do Parlamento! "O P.R. não deve ter contacto com os loucos do Parlamento da Madeira"; "não quero apresentar aquela gente"; "iria ter repercussões negativas no turismo da Madeira". Que vergonha! E pensar que este senhor vence repetidamente eleições com maioria absoluta... algo vai muito mal na Madeira! O Parlamento é o palco principal da democracia e todas as pessoas presentes foram eleitas pelo povo, o mesmo que todos/as juram servir! Mas, na Madeira, há quem entenda ser mais importante que o povo e que a democracia...

terça-feira, 8 de abril de 2008

Dois lançamentos há muito esperados

3 comentários
Curiosamente, o mês de Abril assistirá ao lançamento de dois álbuns por mim esperados há muito. Trata-se de duas bandas referência da minha vida: os Pé na Terra e os Kumpania Algazarra (deixo-vos os links do myspace para que possam ouvir alguns temas e conhecer um pouco mais das bandas). Ambas divulgam a música do mundo, sendo que os Kumpania apostam mais na vertente festiva. Relativamente aos Pés na Terra, contam com a minha querida amiga Cristina Rodrigues como membro.

Pés na Terra
- Cinema Passos Manuel - Porto - 18 de Abril de 2008

Kumpania Algazarra
- Fábrica Braço de Prata - Lisboa - 11 de Abril de 2008

Reportagem na Colina do Sol

1 comentários
Um trabalho jornalístico na Colina do Sol, no Brasil, o paraíso de tod@s @s naturistas. Infelizmente, o conceito brasileiro de naturismo é diferente do meu e do que se pratica um pouco por toda a Europa. Como terão oportunidade de verificar pelo discurso das pessoas responsáveis pela Colina do Sol, as pessoas não são convidadas ao exercício pleno da sua liberdade, escolhendo tirar ou não a roupa - é comunicado aos jornalistas a obrigatoriedade destes tirarem a roupa. Isso é, para mim, a antítese do naturismo: isso é fazer exactamente o que a sociedade textil (quem não é naturista) faz connosco em todo o lado.
Esta reportagem contribui de forma muito positiva para a divulgação do naturismo e por isso trago-a a este espaço com muito prazer. Pena é que o repórter de imagem não se tenha conseguido também despir de sexismos, como terão oportunidade de verificar em alguns grandes planos, principalmente no mercado.

Alguns excertos:

Ali os moradores teriam que respeitar o próximo e o meio-ambiente

Nada se exigiria dos moradores a não ser o exercício da liberdade

A minha mentalidade era outra, completamente poluída

Aqui é um lugar excelente para criar dois filhinhos

Parte 1

Parte 2

Parte 3

É com muita emoção que partilho convosco este vídeo. Com emoção porque a prática do naturismo faz parte integrante de mim e porque é algo que me faz verdadeiramente feliz. Nos encontros, parece que o meu sonho de um mundo com integral e verdadeira igualdade entre os géneros se realizou. Vejam os vídeos, com alma.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Jardim interdita cobertura noticiosa do congresso do PSD/M

0 comentários
Sempre vi Alberto João Jardim como um político insular. Alimenta-se do marasmo que o rodeia porque isso fá-lo ser a estrela maior. A autocracia que foi instalando na Madeira, estando neste momento em plena actividade, revela-se a cada declaração e a cada comportamento. Por isso também me indignei ao ver este ditador ser publicamente elogiado pelo Presidente da Assembleia da República(!)

Ao afirmar, a propósito da interdição de cobertura jornalistica do Congresso do PSD/Madeira, que isso significa que não temos confiança no relato objectivo e verdadeiro por parte de alguns empregados na comunicação social e que as pessoas querem estar à vontade e que e a classe não deixasse estar lá dentro pessoas que não deviam estar, se calhar a porta estava aberta, Jardim revela-se no seu melhor! A este propósito convém não esquecer que este senhor proibiu que os organismos públicos da Madeira (incluindo bibliotecas) adquirissem títulos de jornal que não o seu Jornal da Madeira, que utiliza para propaganda do Regime.

Por mim podem ficar perfeitamente à vontade a bajular Jardim, muitos pensando na sua sucessão dinástica. O que não admito é que fiquem à vontade no Parlamento madeirense, palco de cenas inacreditáveis e que desprestrigiam e desrespeitam por completo a Democracia. Aí não ficarão nunca! 

A parábola das sociedades humanas desigualitárias

0 comentários
Um vídeo delicioso, repleto de mensagens que deverão ser apreendidas por tod@s.

  1. Os leões (chefes, líderes, reis, ...) atacaram um grupo de búfalos e capturaram o mais pequeno e indefeso
  2. A vítima foi disputada por uma grupo de leões e por um crocodilo, que se degladiaram para ficar com a presa
  3. O grupo d@s subaltern@s, vítimas, oprimod@s uniu-se
Resultado: @s opressores/as bateram em retirada, amedrontad@s e rendid@s à união das vontades individuais por um objectivo comum.

Vocês, seres superiores, como gostam de se intitular, aprendam com os búfalos!


Quando fores trabalhador lembra-te de mim

0 comentários
Acabei de ser abordado por uma comercial de uma conhecida instituição bancária:

- Boa tarde.
- Boa tarde.
- É trabalhador ou estudante? ( parece que ainda passo por estudante :p )
- Sou estudante.
- Então quando for trabalhador lembre-se do nosso banco.

E foi só.

Numa única frase, a comercial, a tentar ser informal e engraçada, disse tudo em relação às instituições bancárias portuguesas. E de repente lembrei-me de uma frase escrita nas paredes de um banco, no Porto: O teu dinheiro é o nosso sangue.

Martin Luther King foi assassinado há 40 anos

0 comentários
Volvidos 40 anos, continuamos a sonhar...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Avaliação d@s professores/as

0 comentários

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Portugal e Finlândia na educação

0 comentários
No último relatório da OCDE sobre o desempenho d@s alun@s com 15 anos, a Finlândia atingiu (pela segunda vez) o primeiro lugar global, liderando nas Ciências e ocupando as segundas posições na Matemática e Conhecimento da língua materna. Na mesma listagem, Portugal ocupou, respectivamente, os 38.º, 31.º e 38.º lugares entre 57 países.
Convido-vos a ler o artigo geral que indica algumas diferenças entre os sistemas nacionais de ensino e, sobretudo, o artigo de Paula Rauhala - Representante da Left Alliance no Conselho de Educação da Cidade de Helsínquia, Finlândia.
Penso que vale a pensa reflectirmos acerca desta questão, estruturante de qualquer sociedade. Quando muito se fala em avaliação d@s professores/as, talvez valha a pena estudar o exemplo finlandês. Na Finlândia vive-se uma atmosfera positiva nas escolas; em Portugal, assistimos a constantes "caças às bruxas", com permanentes desconfianças e políticas fiscalistas... E talvez por isso esteja Portugal tão longe da Finlândia... em tudo! Nesse país maravilhoso, dá gosto viver porque se sente harmonia entre as pessoas e entre estas e a natureza. Fui muito feliz na Finlândia. E um dia voltarei certamente, quem sabe para ficar.

Sally Kern - anti lgbt

1 comentários
Mais uma ofensiva contra os movimentos de libertação lgbt e contra a justiça social. Para ler atentamente.