quarta-feira, 2 de abril de 2008

Portugal e Finlândia na educação

No último relatório da OCDE sobre o desempenho d@s alun@s com 15 anos, a Finlândia atingiu (pela segunda vez) o primeiro lugar global, liderando nas Ciências e ocupando as segundas posições na Matemática e Conhecimento da língua materna. Na mesma listagem, Portugal ocupou, respectivamente, os 38.º, 31.º e 38.º lugares entre 57 países.
Convido-vos a ler o artigo geral que indica algumas diferenças entre os sistemas nacionais de ensino e, sobretudo, o artigo de Paula Rauhala - Representante da Left Alliance no Conselho de Educação da Cidade de Helsínquia, Finlândia.
Penso que vale a pensa reflectirmos acerca desta questão, estruturante de qualquer sociedade. Quando muito se fala em avaliação d@s professores/as, talvez valha a pena estudar o exemplo finlandês. Na Finlândia vive-se uma atmosfera positiva nas escolas; em Portugal, assistimos a constantes "caças às bruxas", com permanentes desconfianças e políticas fiscalistas... E talvez por isso esteja Portugal tão longe da Finlândia... em tudo! Nesse país maravilhoso, dá gosto viver porque se sente harmonia entre as pessoas e entre estas e a natureza. Fui muito feliz na Finlândia. E um dia voltarei certamente, quem sabe para ficar.

0 comentários: