sábado, 9 de fevereiro de 2008

Complemento Solidário para Idosos

Hoje apetece-me falar do Complemento Solidário para Idosos.
Antes de mais, parece-me uma expressão vergonhosa. Unir complemento com solidário na mesma expressão, suscita-me 3 interrogações/indignações: 1. se entendem [Governo] que a reforma é insuficiente para viver dignamente, porque não é actualizada automáticamente?; 2. a velha história do favorzinho, da caridade, do bom-samaritanismo; 3. a linguagem sexista.
Disponho de dados actualizados: até hoje, 8 de Fevereiro de 2008, solicitaram-no 61.386 idos@s. Ora, estes números representam, para mim, um total fracasso. Duas causas:
1. a exclusão d@s idos@s cuj@s filh@s não apresentem os dados fiscais(!)
2. a inacreditável extensão do formulário a preencher: são 19(!!!) páginas (em letra miudinha, para facilitar) com todo o tipo de perguntas, sobre tudo e tod@s, mais minucioso que um interrogatório da PIDE! Confiram no link e deliciem-se com as questões. Para mim, trata-se de uma propositada e arquitectada barreira burocrática para afastar o maior número possível de idosos. Duvidam? Então leiam as questões atentamente e pensem: será que eu conseguia preencher tudo, facilmente? Quanto tempo demoraria a reunir toda a documentação e informação necessárias? Façam esse exercício e dêem-me algum feedback.

1 comentários:

Helena Velho disse...

...esqueceram-se da questão sobre de que lado da cama dormem, se são católicos ,em que partido votam...!
Será que já há "profissionais" de preenchimento desta papelada?
Não me admirava nada...quando era miúda havia imensos( e eram mesmo só do sexo masculino) à porta do arquivo de identificação!( ah!lembrei-me agora de que isto pode ter um objectivo socializante: promover novos postos de trabalho ;))