terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Seminário Pensamento Crítico

A edição portuguesa do Le Monde Diplomatique organiza um curso sobre pensamento crítico contemporâneo, entre Março e Maio, na Fábrica de Braço de Prata.
Temas: Marxismo, anarquismo, nacionalismos, feminismo e desconstrucionismo, através da análise do pensamento de intelectuais contemporâneos como Michel Foucault, Guy Debord, Edward Said, Bourdieu, entre outros. As inscrições estão abertas e o programa pode ser consultado aqui.
E que importante é para tod@s desenvolver o pensamento crítico, numa altura em que nos tentam por todos os meios homogeneizar. Para mim, sempre o pensei, o caminho passa por fomentarmos ao máximo o gosto pela diversidade e pela afirmação do ser humano como uma entidade única e livre. Uma excelente oportunidade para crescer porque é sobretudo pela racionalização e pela crítica que crescemos de facto.

3 comentários:

Fábula disse...

pena não ser mais perto...

Olavo Maluf disse...

Sim, é verdade. É o preço a pagar pela "interioridade"... Muitas vezes não ficas com a impressão que a maioria das coisas com verdadeiro interesse nunca vêm para o Porto?

Fábula disse...

e também fico com a impressão de que nunca vêm para o Algarve... (que é onde moro)