domingo, 10 de fevereiro de 2008

O silêncio ou a omissão é cumpricidade

No final de Janeiro foi conhecido um relatório da ONG REPRIEVE que indica que mais de 700 presos foram ilegalmente transportados para a base de Guantanamo "com a ajuda de Portugal" e que pelo menos 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.
Como este não é o único relatório a colocar Portugal na rota da vergonha, o PCP e o Bloco de Esquerda, propuseram, no dia 8 de Fevereiro de 2008, a criação de uma comissão de inquérito parlamentar para apurar responsabilidades no caso. O que julgam que aconteceu? Pois bem, esta proposta foi recusada pelo PSD, pelo CDS-PP (obviamente porque eram a coligação no poder nessa altura!) e, espantem-se, pelo Partido Socialista(?)! Votos favoráveis dos propontentes e do Partido Ecologista "Os Verdes".
A existência de uma prisão como esta é em si intolerável e Portugal, ao invés de se juntar ao massivo coro de protestos e exercer pressão sobre o seu aliado Bush, ainda dá o seu apoio?! Que gente é esta?! Porque não vejo revolta nas ruas, nos cafés, nas escadas, nos pátios, nas universidades(!!!) contra isto?! Porquê?!
Deixo-vos o vídeo da intervenção de Ana Drago no Parlamento, pedindo desculpa por não apresentar a intervenção do PCP mas tal deve-se ao facto de não a ter encontrado na rede. De todo o modo, o teor é similar.


No final da sessão, Augusto dos Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares, triunfante por mais uma vitória da maioria (como sempre), e desta vez esmagadora, afirmou (para ler e reler): "[as propostas] são inoportunas e inúteis". Por sua vez, Luis Filipe Meneses pilateou: "Já tem havido demasiada gente a dizer demasiada asneira para esse peditório para eu me ir imiscuir nessa discussão, por agora". Era caso para perguntar: Então, para quando? E a Santos Silva: "Inoportunas, bem compreendemos, mas porquê inúteis? Porque se formará em redor dessa questão um pacto central-centrista-chic para abafar a informação?

Tenham vergonha! Minhas senhoras e meus senhores, é esta gente que tem governado este país. Até quando? Com o teu apoio?

0 comentários: