quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Uma maravilhosa homenagem a Gisberta

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda promoveu na passada sexta-feira, pelas 17h30 na Sala Alexandre Herculano (Palácio de São Bento) uma Audição Parlamentar sobre a realidade da discriminação dos e das transexuais e transgéneros em Portugal.


Esta iniciativa tem lugar dois anos após o dia do assassinato de Gisberta, no Porto. Trata-se da primeira vez que associações e activistas transexuais são ouvidos no parlamento. Deste modo, pretende-se assinalar o dia 22 de Fevereiro, que ficou marcado há dois anos como o dia em que a violência sobre @s transexuais ganhou maior visibilidade pública no nosso país, por causa do assassinato violento de Gisberta, no Porto. Para esta audição foram convidadas várias associações e activistas transexuais. O Bloco pretendeu assim ouvir aqueles e aquelas que têm um maior conhecimento desta realidade, que permanece invisível e sem enquadramento legal.


Aqui está um exemplo de grandeza cívica e política. Porque política é muito mais do que défice, obras públicas, terrorismo, dança de ministros, ... a política faz-se no dia-a-dia, na rua, à chuva, junto das pessoas. Reparem bem: foi a primeira vez que uma pessoa transexual entrou no parlamento português! 2008! Por isso, muitos parabéns ao Bloco e às associações e activistas presentes. Esta foi a homenagem que a Gisberta merecia; um momento profundamente comovedor que fez pensar em muita coisa e que me ajudou a crescer mais um pouco.


Fica o vídeo com excertos do que aconteceu sessão, que só hoje consegui publicar uma vez que estava desde sexta-feira a ser editado. A liberdade está a passar por aqui. E o futuro também.

0 comentários: