terça-feira, 25 de março de 2008

Apresentação do Livro Negro da Pobreza

Será HOJE apresentado, pelas 18h no Auditório da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, o Livro Negro da Pobreza no distrito do Porto. A sessão contará com a presença de João Teixeira Lopes, Helena Pinto e Sérgio Aires.
Perante a situação verdadeiramente dramática deste distrito, o Bloco encetou um périplo pelas instituições de solidariedade e pelas ruas e becos do distrito para falar com as pessoas. Este trabalho durou cerca de 1 ano e os dados foram compilados no Livro Negro. Alguns factos constantes do documento:
  • Taxa de pobreza relativa: 25 a 30 por cento (Uma pessoa vive em "pobreza relativa" quando ganha menos de 60 por cento do rendimento médio nacional, o que em Portugal corresponde a 366 euros ou menos por mês).
  • O Banco Alimentar Contra a Fome, farol na cidade das diversas instituições de solidariedade, não consegue dar resposta aos crescentes pedidos.
  • No distrito concentram-se 45 por cento dos beneficiários do rendimento social de inserção: São cerca de 56 mil famílias que, no Porto, beneficiam dessa ajuda estatal.
  • As principais vítimas da pobreza são os idosos, as famílias monoparentais, em que mães sozinhas tomam conta dos filhos, e os desempregados de longa duração.

A não perder. Porque a realidade vai muito para além daquilo que vemos; principalmente porque se trata de pobreza, principalmente porque se trata do Porto...

0 comentários: