quinta-feira, 20 de março de 2008

Professora agredida na sala de aula

Tudo aconteceu na semana passada, na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto. A cena foi filmada por uma aluna e divulgada no youtube.

Que país é este em que @s Professores/as são tão mal tratad@s?! Este caso é tão chocantemente irónico e alegórico... as agressões vêm de todo o lado! E, mesmo assim, há milhares de mulheres e homens que insistem na tentativa de levar este país para a frente... reconheçamos estas pessoas! 

Neste vídeo choca-me principalmente a passividade das pessoas presentes, denunciando que, caso o mesmo ocorresse com eles/as, a sua reacção seria exactamente a mesma da menina em causa. Revolta-me ver que cada vez mais as pessoas apostam em olhar para o lado e fingir que nada viram! Revolta-me esta paz podre do quotidiano, este ignorar as injustiças, estes hipócritas e mesquinhos brandos costumes!

Números de 2006/07: 185 agressões a professores/as reportadas. Ou seja, em média, um/a docente foi agredid@ por dia(o ano lectivo teve 180 dias úteis)! Funcionári@s auxiliares: 147. (Dados do Observatório da Segurança em Meio Esolar)

Reparem nos comentários feitos ao vídeo, no youtube. Que vergonha... sob a invisibilidade da rede, tanta gente se revela... são comentários inacreditáveis e profundamente preocupantes! a solução apontada é a violência extrema, gratuita, e a humilhação da jovem...

Nota final: esta é a segunda vez que o vídeo é publicado no youtube, após ter sido retirado há alguns dias. Na publicação original, o título era: "9ºC em grande"!!!

Era suposto esta escola homenagear Carolina Michaelis, uma das mulheres que empunhou a bandeira do feminismo...

1 comentários:

Helena Velho disse...

Sabes Pedro? Com "jeitinho" ainda vão acusar a Professora de despotismo e inconsistência moral...que tinha meios ao seu dispôr(mandar a aluna para a rua, marcar falta disciplinar, chamar a auxiliar...sei lá!)para fazer valer a sua , muito válida, razão! E os comentários...bem...são ignominiosos e , como tu dizes, muito preocupantes. E isto já para não comentar a linguagem, a motivação e o grau de afectividade que denotam :(
Mas não te separes do teu sonho! Há gente nova muito boa, empenhada, educada, sensível...
Palavra de mulher!
Um beijo!